17 ago 2015

Nunca se é velho demais para a criatividade: ADVANCED STYLE- Documentário

advanced style 00

Eu tiro fotos de mulheres estilosas em Nova York. Posso tirar uma foto sua? Você está incrível.

Assim começa o documentário disponível no Netflix, Advanced  Style (Estilo avançado). No primeiro momento, antes da mulher se virar, o que dá para se imaginar? Uma it-girl? Uma mulher jovem e despreocupada?  Nah. Uma senhora JOVEM e despreocupada. Porque juventude está muito além da idade, é sim um estado de espírito, e não questão de números. Embora o fotógrafo e blogueiro americano responsável pelo documentário, Ari Seth Cohen, só registre mulheres a partir dos 50 anos de idade.

Ari Seth Cohen

Ari Seth Cohen

Essa ideia de captar o estilo singular e impactante de uma dezena de mulheres muito mais velhas e fora do comum, no âmbito da moda, surgiu, segundo o próprio Ari, “[…]pelo desejo de mostrar às pessoas que envelhecer pode ser algo maravilhoso e que você se vestir e se sentir bem independente da idade”

#ficaadica

#ficaadica

Minhas avós eram minhas melhores amigas e uma delas me falou – Para ser criativo, precisa se mudar para Nova York! 

NY é a cidade perfeita para as madames do Advanced Style, porque elas podem usar as amplas avenidas e ruas como passarelas.”

O fato é que essas mulheres mudam mesmo nossa concepção de envelhecimento. Afinal, elas aceitam sua idade sem neuras, sentindo-se bem consigo mesmas ainda que por muitos sejam vistas apenas como vovozinhas piradas.

advanced style 12

Iris Apfel, já citada num post anterior pela Priscilla, se tornou um ícone, e embora sua participação no documentário seja pequena, é suficiente para nos fazer refletir sobre o ontem, o hoje e o que virá amanhã se certas atitudes não forem tomadas.

A mulher comum é tão criticada, doutrinada e controlada, em todo lugar que ela olha há fotos de jovens fofinhas com 12 anos e meio, vestindo roupas maravilhosas e muita maquiagem e tudo mais. Como alguém pode parecer isso?”

Iris Apfel

Iris Apfel

E não é exatamente isso, essa ideia de beleza impossível que nos é enfiado goela a baixo pela mídia em geral? Revistas, comerciais , novelas, filmes, músicas, dentre outros, impõe um padrão que nunca será alcançado.

Diva Burlesca

Diva Burlesca

Sou uma artista, e minha arte é vestir”

Uma das 6 personagens estudadas, diz que seu estilo é tão, mas tããõ elaborado, que pode levar cerca de sete anos para montar um look, ou visual, como ela descreve. A atitude dela só mostra que as roupas e demais elementos que a compõem, carregam grande significado para ela.  Se ela gostou de um brinco mas não tem a roupa ideal para usá-lo, ela aguarda essa roupa surgir e só então estará preparada para inaugurá-lo nas ruas. “[…]Eu faço um retrato com roupas. Com joias, chapéus, broches, você sabe…Tudo completa o retrato. Eu levo para o extremo. Muitas pessoas não. Elas estão ocupadas vivendo suas vidas, fazendo coisas, mas esta é minha arte, minha vida, minha paixão, é para isso que eu vivo

Detalhe: os cílios dela foram feitos com o próprio cabelo e por ela mesma!

Detalhe: os cílios dela foram feitos com o próprio cabelo

“Eu nunca quis parecer jovem, eu queria parecer linda”.

“Minha filosofia não é uma questão de moda, é o pensamento de que o estilo é uma forma de cura, porque é uma questão de criatividade pessoal. Considero meu corpo uma moldurada e construo sobre ele..Usando texturas, camadas e cores.”

advanced style 08

..Ela parecia um palhaço para mim, então parei de sair com ela durante anos”.

Diz o homem da imagem abaixo que após ter se acostumado com o estilo dela e perceber que o modo de vestir nada mais é que uma forma de expressar a personalidade eufórica e única dela que de início tanto o atraiu, hoje, são casados há anos.

advance style vida intima

Aí você, que se identificou, que não curte andar na linha, pensa e age constantemente fora da caixinha…Quantas pessoas já não deixaram de se aproximar de você por sua peculiaridade?  É deprimente pensar que as pessoas se sentem mais confortáveis seguindo um padrão, todo mundo igual, quase uniformizados, do que cada um procurando explorar sua criatividade e personalidade nessa linguagem visual tão gostosa que são as roupas.

Todo mundo igual

Todo mundo igual

No fim, o documentário vai além do visual dessas mulheres, ele passa por suas vidas, expondo as conquistas, derrotas, superações, incertezas e gratidão de todas as envolvidas.  Algumas são mais reservadas, outras espalhafatosas. Mas todas, sem exceção, merecem atenção especial durante todo o documentário e fora dele também! Pois para quem se interessou, basta acompanhar o blog do Ari além de seu instagram! (:

advanced style 09

Sobre consumo desfreado e tendências

advanced style 05 advanced style 07

advanced style 11O blog é abastecido com novas fotografias constantemente e vídeos,também, que não se prendem apenas ao estilo feminino!:

http://advancedstyle.blogspot.com.br/

G63A4582 copy G63A5407G63A4141G63A4104 G63A2657 copy File212 G63A2586 2

” A roupa que você escolhe afeta muitas coisas. Você não apenas se sente bem, mas conhece várias pessoas que a amam por causa dela.

Você nunca é velho demais para brincar com as cores ou ser criativo! 

(Advanced Style) “

<3

<3

Aproveitem a semana 😉

 

Você também pode gostar de:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!